Suinocultura registra crescimento em meio a pandemia

Suinocultura registra crescimento em meio a pandemia
Foto: Pixabay

A pandemia associada aos efeitos da Peste Suína Africana pelo mundo, impulsionaram a suinocultura brasileira em 2020. Segundo a ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, o ano deve fechar com crescimento entre 4 e 6,5%, somando 4,25 milhões de toneladas. No ano passado foram produzidas 3,9 milhões de toneladas.

Essas 300 mil toneladas a mais foram voltadas para a exportação. O consumo interno se manteve estável e o consumo por pessoa também não teve grandes variações, com média de 15,3 kg/habitante/ano. O ano de 2020 trouxe severos desafios para todo o setor produtivo como a paralisação de frigoríficos e da economia. (Fonte: Agrolink)


O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei Complementar 133/2020 que busca reparar uma dívida com o setor produtivo repondo as perdas da Lei Kandir. Serão destinados à Estados e municípios R$ 65,6 bilhões. A primeira parte do pagamento, de R$ 4 bilhões, deve ser liberada ainda nesta semana e o restante até 2037.

A Lei Kandir data de 1996 quando exonerou as exportações de todos os tributos, inclusive estaduais, e remeteu a uma outra lei complementar como seriam feitas as compensações aos estados e ao Distrito Federal. As desonerações de ICMS geraram uma disputa entre Estados e União. (Fonte: Agrolink)


Investidores que apostaram em ativos como soja e milho tiveram rentabilidade que representa mais que o dobro do retorno obtido pelas aplicações no índice Ibovespa em 2020, mostra um estudo da consultoria ARC Mercosul.

Enquanto o principal indicador da bolsa brasileira acumulou ganhos de 6% no ano, a soja acumulou valorização de 29% e o milho valorizou 12% no ano.

A soja perde apenas para o ouro, cuja rentabilidade saltou cerca de 50% em meio a um movimento de aversão ao risco durante a pandemia do novo coronavírus. (Fonte: Reuters)

Ouça a coluna completa:

Rose Machado e Sérgio Mendes


Paraná entrega 20 milhões para impulsionar o agronegócio