Supermercados não abrem neste domingo em Curitiba

Supermercados não abrem neste domingo em Curitiba
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mercados, supermercados e hipermercados estarão fechados neste domingo (6), na capital paranaense. A determinação consta no decreto 1640/2020, publicado nesta sexta-feira (4) pela Prefeitura de Curitiba. O documento amplia as medidas restritivas de circulação de pessoas e funcionamento de diversas atividades.

De acordo com o decreto, supermercados só poderão atender, nos próximos dois domingos, na modalidade delivery, até às 22 horas. De segunda a sábado, podem funcionar normalmente, das 6 às 22 horas.

A CBN Curitiba procurou a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), que não quis se manifestar sobre a determinação.

Tumulto

Os supermercados fecharam aos domingos pela primeira vez em julho, quando a prefeitura adotou a bandeira laranja na cidade (de risco médio de contágio pela covid-19). À época, a Apras divulgou um comunicado em que dizia temer que as novas medidas, como limitação de 30% da capacidade e fechamento dos estabelecimentos, causassem tumulto e aglomerações, principalmente aos sábados e segundas-feiras.

Na metade de agosto a bandeira voltou a ser amarela (alerta), e os supermercados voltaram a funcionar aos domingos, sem restrição de horário.  

Repórter Lucian Pichetti