Foto: Vanessa Fernandes
Terrazza Panorâmico

Taxistas de Curitiba e Região Metropolitana realizaram desde o início da manhã desta terça-feira uma manifestação pelas ruas da cidade. Os taxistas reivindicam que a prefeitura de Curitiba regulamente e fiscalize o transporte por aplicativo na capital.

A manifestação iniciou por volta de 9 horas da manhã quando os manifestantes percorreram a Avenida Comendador Franco, passaram pela Rodoferroviária em seguida foram até a Câmara Municipal de Curitiba para em seguida chegar à Prefeitura. A chegada à Prefeitura ocasionou tumulto no transito da região, devido ao grande número de taxistas que participaram do protesto. As ruas no entorno da Praça Nossa Senhora de Salete no Centro Cívico ficaram bloqueadas até às duas horas da tarde.

Um grupo de representantes dos taxistas foi recebido pelo presidente da URBS Ogeny Pedro Maia Neto que disse que Curitiba já tem uma regulamentação para os aplicativos de transporte de 2017 que é anterior à lei federal.

Maia Neto disse ainda que a legislação de Curitiba já está sendo reformulada a partir da legislação federal, e prometeu que até o fim de agosto, uma nova regulamentação para os transportes por aplicativo será apresentada.

A lei federal que regulamenta os aplicativos de transporte foi sancionada em agosto de 2018 pelo presidente Michel Temer, já a lei municipal que regulariza o assunto foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca em 2017, por essa razão serão necessários remanejamentos para atender a lei federal e também aos taxistas e motoristas de aplicativo.

Repórter Vanessa Fernandes