TCE-PR diz que municípios enfrentaram bem a crise no Paraná

TCE-PR diz que municípios enfrentaram bem a crise no Paraná
Foto: Divulgação TCE

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) fez uma avaliação juntos às prefeituras das 36 maiores cidades do estado das ações adotadas nos municípios contra a pandemia.

O objetivo do estudo foi verificar o grau de esforço das administrações municipais em implantar ações para enfrentar as crises advindas da pandemia da Covid-19 nas áreas da saúde, da assistência social e do desenvolvimento econômico voltado à geração de emprego e renda.

De acordo com o coordenador geral de fiscalização do TCE, a avaliação de maneira geral foi satisfatória. No eixo da saúde, por exemplo, a maioria dos municípios responderam de forma positiva aos questionamentos levantados, assim como na área social, que em vários casos as ações podem ser implementadas em outras cidades do estado ou do país.

Ainda conforme o relatório, ficam evidentes as dificuldades financeiras dos municípios para criar programas de complementação de renda. Durante a pandemia, houve queda na arrecadação dos municípios e, por isso, é necessário que os gestores sejam criativos e deem atenção para a área de empregos, frisa o coordenador.

Ouça a entrevista completa:

Para consultar o relatório, acesse: https://www1.tce.pr.gov.br/