Foto: AENPr
Terrazza Panorâmico

A campanha que foi lançada em Curitiba no dia 1º de julho pretende incentivar a doação de sangue e também de medula óssea. A ação é coordenada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, em parceria com a Secretaria da Saúde do Paraná, por meio do Hemepar, e envolve neste ano, os times de futebol profissional do Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube.

Quem fizer o cadastro como doador de sangue e de medula óssea no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) concorrerá a camisas dos três times autografadas pelos jogadores. Ao informar os dados cadastrais, o participante indica o time de preferência e participa automaticamente do sorteio.

De acordo com a chefe da divisão de hemoterapia da Secretaria da Saúde do Paraná Renata Pavese, até a última sexta-feira (26) foram realizadas 1.190 doações de sangue. Renata destaca ainda como ficou o ranking dos doadores torcedores.

Renata Pavese lembra que esta é uma campanha pontual que presenteia os doadores sorteados com as camisas dos times preferidos, mas a doação pode ser feita o ano todo.

Segundo a chefe da divisão de hemoterapia da Secretaria da Saúde, a campanha auxiliou para que os estoques se mantivessem, já que com a chegada do inverno e do período de férias há uma queda de 30% no número de doações.

Renata Pavese explica ainda quem pode ser um doador de sangue.

Para doar basta procurar uma unidade do Hemepar. Em Curitiba o Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145 no Alto da XV.

Repórter Vanessa Fernandes