Ilustração: Federação Paranaense de Futebol.

Começa neste sábado (9) a Taça Dirceu Krüger, o segundo turno do Campeonato Paranaense. O jogo de abertura é Paraná x FC Cascavel, às 16h, na Vila Capanema. Nesta partida, o torcedor paranista vai conhecer o volante Jeferson Lima, 22 anos, emprestado pelo Internacional. Jeferson chegou em janeiro, mas só agora tem chance entre os titulares da equipe do técnico Dado Cavalcanti.

Os outros dois clubes da capital também têm novidades para a sequência do estadual, a começar pelo novo treinador do Coritiba: Umberto Louzer, 38 anos, ex-Vila Nova de Goiânia e Guarani de Campinas, assume a vaga aberta com a dispensa de Argel Fucks, após a derrota nos pênaltis para o Toledo na decisão da Taça Barcímio Sicupira Júnior, o primeiro turno.

O alviverde contratou dois jogadores nesta semana, ambos por empréstimo: o goleiro Alex Muralha, 29 anos, do Flamengo, e o volante Elyeser, 28, do Goiás. Sem jogar desde outubro, Alex Muralha deve estrear neste domingo (10), contra o Cianorte, às 16h, em Cianorte, assim como o atacante Wanderley, 30 anos, que foi apresentado em janeiro e ainda não atuou por causa de uma lesão no joelho direito. Wanderley, que esteve nos Emirados Árabes, também passou pelo Cruzeiro e pelo Flamengo.

No Athletico, o mais recente contratado foi o lateral-esquerdo Abner, 22 anos, que defendeu o Coritiba no ano passado. Para o segundo turno do Campeonato Paranaense, o rubro-negro inscreveu também quatro jogadores do chamado elenco principal, aquele que disputa a Copa Libertadores da América: os zagueiros Paulo André e Zé Ivaldo e os volantes Matheus Rossetto e Léo Cittadini.

O Athletico inicia o segundo turno, enfrentando o Toledo, neste domingo, também às 16h, na Arena da Baixada. O Toledo ganhou o primeiro turno. Se vencer também o segundo, o time da região Oeste será campeão estadual antecipado no próximo dia 7 de abril.

CAMPEONATO PARANAENSE – 2º turno

(Taça Dirceu Krüger)

1ª rodadaT

Sábado, 9 de março

Paraná x FC Cascavel (Vila Capanema)

Domingo, 10 de março

Athletico x Toledo (Arena da Baixada)

Cianorte x Coritiba (Albino Turbay, em Cianorte)

Operário x Londrina (Germano Krüger, em Ponta Grossa)

FC Cascavel x Rio Branco (Olímpico Regional, em Cascavel

Foz do Iguaçu x Maringá (Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu)

Todos os jogos começam às 16h.

Grupo A

Athletico, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Operário e Toledo.

Grupo B

Coritiba, Paraná, Cascavel CR, Cianorte, FC Cascavel e Rio Branco.

Esta etapa tem cinco rodadas. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam à semifinal, que tem rodada única. Os vencedores da semifinal, também em jogo único, decidem o 2º turno.

O campeão do 2º turno faz a final do Campeonato Paranaense com o Toledo, vencedor do 1º turno. Se o Toledo conquistar também esta fase, leva o título antecipadamente, no dia 7 de abril.

(Ayrton Baptista Junior)