Foto: Adenésio Zanella/ Itaipu Binacional
Terrazza Panorâmico

O Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, foi palco, neste domingo (11), da 11ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular. Foram 216 participantes, entre homens, mulheres e crianças.

A competição terminou com recorde mundial feminino. A tenente do Corpo de Bombeiros, Janaina Fagundes, arremessou o aparelho a uma distância de 69,58 metros. Foi a melhor marca já registrada por uma mulher em uma competição como essa, que também ocorre em países como a Finlândia. A marca anterior no campeonato sul-americano era de 61,05 metros.

No masculino, Cícero Wur conquistou o tetracampeonato inédito na competição ao lançar o celular a uma distância de 112,62 metros. Foi a quarta conquista seguida do vigilante na competição, desde 2014.

Criado em 2008 para celebrar o aniversário da Segurança Empresarial da Itaipu, o torneio também é uma referência na promoção da conscientização socioambiental. Durante a competição foram recolhidas quase 3 toneladas de sucatas que seriam nocivas ao meio ambiente, caso fossem descartadas de forma inadequada. Entre elas estavam aparelhos celulares, televisores, monitores e rádios. Depois da triagem, uma parte dos resíduos será encaminhada à reciclagem. O que não puder ser reaproveitado vai para um aterro industrial certificado de Cascavel (PR).

Durante a competição foram arrecadadas ainda 11 toneladas de alimentos não perecíveis. Deste total, 10 toneladas foram obtidas com 37 empresas parceiras do evento. O restante foi entregue por pessoas da comunidade e pelos participantes, que deveriam doar 2 kg para fazer o lançamento. O material será repassado para instituições assistenciais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Céu Azul.

Repórter Lucian Pichetti