Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas
Terrazza Panorâmico

Os donos de veículos emplacados no Estado e que participam do programa Nota Paraná têm até a próxima sexta-feira (30) para fazer a transferência de créditos para abater do valor do IPVA 2019.

Durante o pedido, é disponibilizada ao contribuinte uma tabela com o valor prévio estimado para o IPVA 2019. A tabela oficial será divulgada em dezembro deste ano.

De acordo com o Governo do Estado, mais de 86 mil pessoas já fizeram a transferência de créditos para abatimento do IPVA 2019, com um valor de aproximadamente R$ 10,5 milhões.

No IPVA 2018, foram mais de 114 mil transferências de créditos que totalizaram R$ 13 milhões.

A coordenadora do Programa Nota Paraná, Marta Gambini, explica que para utilização os créditos deverão estar na conta do Nota Paraná cadastrada com o mesmo CPF do proprietário do veículo.

Se o contribuinte optar pelo uso do crédito e não tiver o valor suficiente para quitar integralmente o IPVA 2019, a Secretaria da Fazenda enviará um boleto com a diferença do valor para que o pagamento seja complementado no começo do ano. Se o valor for quitado integralmente, o dono do veículo recebe 3% de desconto, que é dado a todos os contribuintes que quitam o imposto à vista.

A transferência pode ser feita pelo site ou no aplicativo do Nota Paraná. Não há limite mínimo ou máximo para a transferência desses valores.

Repórter Francielly Azevedo com informações da AEN