Trem Caiçara começa a circular neste fim de semana

Trem Caiçara começa a circular neste fim de semana
Foto: Divulgação

A partir deste fim de semana, o turismo paranaense ganha uma nova opção de lazer que relembra a história das ferrovias do estado. Em parceria com a Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) inaugurou nesta sexta-feira (20) o projeto Trem Caiçara, trem de passageiros que vai circular entre os municípios de Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná.

O principal atrativo do passeio é a Maria Fumaça Mogul 11, fabricada em 1884. Trata-se da mais antiga locomotiva a vapor em operação regular no Brasil.

trem, CBN Curitiba

Com horários aos sábados e domingos, o passeio inclui um percurso de 16 quilômetros em meio à Mata Atlântica, cruzando áreas de rios e manguezais, além de propriedades rurais que margeiam a ferrovia entre os municípios. Ao todo, serão duas saídas por dia em cada uma das estações (9h30 e 14h30 em Antonina; 11h e 16h em Morretes). O retorno ao ponto de partida se dá via transporte rodoviário. É possível a compra da passagem junto ao ingresso.

Pandemia

Durante a alta temporada, de dezembro a janeiro, os turistas poderão encontrar opções de viagens também às sextas-feiras. Em função do atual período de pandemia, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção indicadas pelos governos e pela Organização Mundial da Saúde. Não será permitido o embarque de passageiros sem máscaras.

Roteiro

trem, CBN Curitiba

O trecho que terá circulação do Trem Caiçara faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, criada pelos irmãos Rebouças, engenheiros que receberam autorização em 1871 para a construção de uma ferrovia ligando o Porto de Antonina à cidade de Curitiba. Em 1875 o marco zero dessa via férrea foi transferido de Antonina para Paranaguá.

O histórico ramal de Antonina foi aberto pela Estrada de Ferro Paraná em 1892, como mais uma opção para o desenvolvimento das cidades, no escoamento de riquezas da região.

Nesse contexto, o Trem Caiçara evoca aos turistas o ano de 1892, quando ocorreu a inauguração da ferrovia Dona Isabel – obra de extrema importância para o desenvolvimento das cidades de Antonina e Morretes. À frente do passeio estará uma centenária locomotiva a vapor: a Mogul de número 11, fabricada no ano de 1884 pela Baldwin Locomotive Works.

A Maria Fumaça foi a primeira adquirida pela E. F. Paraná para operar na Ferrovia Paranaguá – Curitiba. Ela foi utilizada até o final da década de 50.

Serviço – Trem Caiçara

Saídas em novembro: Sábado e domingo, 9h30 e 14h30 em Antonina; 11h e 16h em Morretes. Entre dezembro e janeiro serão realizadas viagens às sextas-feiras.

Ingresso: Percurso de trem: R$ 60, com opção de retorno rodoviário por R$ 15. O passeio é gratuito para crianças de até 5 anos.

Pontos-de-venda: Estações ferroviárias de Antonina e Morretes e pelo site da ABPF – Regional Sul

Informações: ABPF – Regional Sul, pelo site https://abpfsul.com.br/, pelo telefone 0800 880 2006 ou via e-mail tremcaicara@abpf.com.br.

Da redação com assessoria