Foto: Divulgação/Google Street View

Três detentos foram mortos na Casa de Custódia de Curitiba (CCC) na noite deste domingo. De acordo com a polícia, os crimes aconteceram depois da visita, quando os detentos estavam voltando para as celas. Os presos foram mortos com golpes de estoques, facas improvisadas.

De acordo com o relato de parentes de presos da Casa de Custódia, a motivação seria disputa de poder entre facções. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) da capital.

O departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) se pronunciou em nota:

Três presos foram mortos no fim da tarde deste domingo (14), na Casa de Custódia de Curitiba (CCC). Giuseppe Luis dos Santos, 36 anos, Marcos Germano dos Santos, 36 anos, e Bruno Aparecido Guedes, 30 anos, foram mortos com golpes de estoque (arma artesanal). Os três estavam presos na mesma cela. Imediatamente o local foi isolado, a polícia foi acionada e uma perícia foi realizada no local. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal. Informações apuradas até o momento apontam para uma disputa interna entre os presos. Três detentos assumiram a autoria do crime e foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a motivação do crime, como também, um procedimento administrativo interno. A Polícia Civil é quem investiga o caso.

Casa de Custódia

A Casa de Custóda foi inaugurada em 2002 e fica na Cidade Industrial de Curitiba. Presos condenados e provisórios, que praticaram crimes contra a mulher, são levados para o local.

A unidade penal mantém atividades de estudo, como educação básica, cursos profissionalizantes, remição de pena pela leitura e olimpíadas de matemática.

Em 2017 a CCC completou 15 anos de atividades e é considerada uma das mais modernas penitenciárias do Estado, de acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná. A média de presos, segundo o Depen, é de 600 detentos, dos quais 54% estão em canteiros de trabalho.

Repórter Lucian Pichetti

 

Deixe uma mensagem