Foto:

Pela primeira vez no Campeonato Paranaense de 2019, os três times da capital festejaram na mesma rodada. O que não aconteceu nas seis datas da fase de grupos do primeiro turno, ocorreu na abertura do segundo turno. Sábado (9), o Paraná Clube derrotou o FC Cascavel, por 2 a 1, em Cascavel. Domingo (10), a dupla Atletiba goleou: o Atlhetico aplicou 8 a 2 contra o Toledo, na Arena da Baixada, o Coritiba bateu o Cianorte, por 4 a 0, em Cianorte.

A vitória atleticana foi especial para três personagens: o técnico Rafael Guanaes, o meia Marquinho e o zagueiro Lucas Halter. No cargo há sete jogos, Guanaes viu a melhor apresentação do Athletico sob seu comando.  Para o meia Marquinho, autor de dois gols (Bergson, atacante, também fez dois), a comemoração foi pela primeira grande atuação após um grande período de afastamento. Marquinho sofreu uma grave lesão no joelho direito em julho de 2017, quando defendia o Fluminense. Já para o jovem zagueiro Lucas Halter, de 18 anos, a festa foi pelo primeiro gol como jogador do time principal. O Toledo, além de ter sido campeão do primeiro turno, estava invicto no campeonato (oito jogos).

A goleada coxa-branca, que teve como artilheiro o atacante Rodrigão, com dois gols, marcou a estreia do técnico Umberto Louzer e do goleiro Alex Muralha, emprestado pelo Flamengo. O placar de 4 a 0 pode sugerir facilidade, mas Alex Muralha teve serviço, impedindo três vezes um gol do Cianorte. A equipe local havia sofrido apenas um gol nas seis partidas que disputou anteriormente (foi na derrota para o Athletico, por 1 a 0, dia 10 de fevereiro, na Arena da Baixada). A tarde em Cianrote também foi muito comemorada pelo meia Giovanni, que fez seu primeiro gol pelo alviverde. Giovanni está no Coritiba desde janeiro, emprestado pelo Goiás.

O Paraná Clube não goleou, mas quem foi à Vila Capanema viu o gol mais bonito do estadual até aqui. O zagueiro Rodolfo decretou a vitória, com um gol no primeiro minuto de jogo e outro no último, aos 46 do segundo tempo, quando dominou a bola com o peito e emendou de voleio.

(Ayrton Baptista Junior)