turismo-de-lazer-em-curitiba
Foto: Orlando Kissner (via SMCS)
Terrazza Panorâmico

A capital paranaense que tradicionalmente demonstrava vocação para o turismo de negócios, nos últimos anos tem registrado uma mudança no perfil do visitante para turismo de lazer. É o que mostra a recente pesquisa de demanda turística, realizada pelo Instituto Municipal de Turismo.

As viagens motivadas pelo lazer dobraram nos últimos seis anos, de acordo com os dados coletados em 2018. No último ano 1,15 milhão de pessoas visitaram Curitiba a passeio ou descanso, enquanto em 2012, ano da pesquisa anterior foram 584,6 mil turistas visitando a capital.

Para presidente do Instituto Municipal de Turismo Tatiana Turra, o crescimento do turismo de lazer em Curitiba se deve muito a agenda cultural e de eventos da capital, além da gastronomia, transporte e hospedagem que são itens bem avaliados pelos turistas.

Em 2018, 21% dos 5,5 milhões de turistas que vieram a Curitiba, foram motivados pelo lazer. O crescimento foi de 49% em relação aos últimos dados de 2012, quando 3,7 milhões de pessoas visitaram a capital paranaense.   

Tatiana Turra destaca ainda que o calendário anual permanente consolidou a capital no calendário nacional de grandes eventos, propiciando este crescimento apontado pela pesquisa no número de turistas de lazer. A presidente do instituto municipal de turismo ressalta eventos como a oficina de música, pré-carnaval, festival de teatro, além do Natal de Curitiba, que consolidaram a capital como destino em todos os meses do ano.

O estudo mostra ainda que dos 5,5 milhões de turistas que estiveram na capital 41,7% visitaram Curitiba para realizar negócios ou participar de eventos.

A pesquisa demonstrou ainda que Curitiba é a cidade que mais recebe turistas no Paraná e no Brasil é o terceiro destino para realização de negócios, especialmente entre estrangeiros, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Repórter Vanessa Fernandes