UFPR divulga edital para seleção por meio do SiSU

UFPR divulga edital para seleção por meio do SiSU
Foto: Marcos Solivan/UFPR

A Universidade Federal do Paraná divulgou o edital de orientação aos candidatos interessados na seleção para as vagas do SiSU, o Sistema de Seleção Unificada, que é feita a partir das notas do Enem.

Na UFPR, o SiSU corresponde a 20% do total de vagas disponíveis na instituição: são 1.447 delas em 109 cursos da graduação.

O edital com todas as informações sobre a seleção já está disponível no site do Núcleo de Concursos da Federal do Paraná, o endereço é o http://portal.nc.ufpr.br/

Na página, os interessados em ingressar na UFPR pelo SiSU encontram todas as orientações sobre como devem proceder para concorrer às vagas, e também o cronograma das bancas de validação de autodeclaração (no caso de quem escolheu concorrer às cotas), do registro acadêmico e da lista de espera para as chamadas complementares.

Para se inscrever, é necessário que, além de ter participado do Enem de 2017, o estudante não tenha zerado a redação nem tenha feito o exame como treineiro. A inscrição exige que o candidato informe o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 e a senha.

As inscrições ainda serão abertas e terão prazo bem curto, anote aí: vão de 29 de janeiro até primeiro de fevereiro.

A consulta das vagas ofertadas no Brasil inteiro já está aberta desde o dia 12 de dezembro e pode ser acessada pelo site do Sistema de Seleção Unificada,  http://www.sisu.mec.gov.br

As vagas da UFPR reservadas para o SiSu estão distribuídas em 109 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Das 1.447 vagas, 706 são para livre concorrência e 741 para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme o previsto em lei federal

Essas vagas do SiSU, reforço, representam 20% do total de postos oferecidos pela universidade. O restante será preenchido pelo Vestibular 2017/2018, cujo resultado será divulgado, agora, no dia 12 de janeiro.