Foto; Divulgação/UFPR (Robson Vilalba)
Terrazza Panorâmico

A Universidade Federal do Paraná subiu três posições no ranking das universidades brasileiras mais bem avaliadas no World University Rankings 2020, da revista britânica Times Higher Education (THE). A instituição aparece na 13ª posição entre universidades brasileiras avaliadas. A UFPR foi a 22ª no ranking em 2018 e a 16ª em 2019.

O ranking conta com 46 universidades brasileiras. Entre as 12 brasileiras que figuram entre as mil mais bem posicionadas do mundo, dez são públicas.

No Paraná, as universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) também apareceram no ranking.

A UEL ficou classificada entre as 70 melhores universidades da América Latina e entre as 37 melhores do Brasil. A UEM ficou classificada na 36ª posição nacionalmente e na América Latina alcançou a 90ª colocação. Já a UEPG ficou na 91ª posição na América Latina. Além disso, a disseminação de conhecimento por meio de pesquisas científicas fez com que a UEPG esteja entre as 12 melhores escolas de ensino superior em citações do país.

A Unioeste também ficou entre as melhores universidades em ensino aparecendo na 28ª posição nacional.

O ranking avaliou quase 1,4 mil instituições em 92 países. As notas são baseadas em 13 indicadores que medem seu desempenho em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Repórter William Bittar