UFPR realiza mutirão para detectar casos assintomáticos de Covid-19

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nesta terça-feira (12), o sexto mutirão de testes com pessoas assintomáticas para detecção do novo coronavírus. Até às 18h serão realizados 1500 testes para a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, técnicos, docentes, além de familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos.
O mutirão faz parte de um estudo que visa identificar pessoas contaminadas e fazer o isolamento delas, como medida para evitar a propagação da doença.
Nos cinco mutirões anteriores foram realizados mais de 3.400 testes. De acordo com dados apontados pelos pesquisadores, nos testes realizados em novembro e dezembro, pouco mais de 2% dos indivíduos testados estavam infectados.
Em entrevista à CBN Curitiba, a professora Daniela Gradia, do Departamento de Genética da UFPR e coordenadora da pesquisa, explicou que essa taxa é alta, pois, são pessoas que podem ter transmitido a doença para outras pessoas que tiveram sintomas mais graves.
Daniela Gradia ressaltou ainda que a preocupação é justamente identificar os assintomáticos para que não transmitam para outras pessoas.
O teste realizado pela UFPR é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva. O resultado sai em até 72 horas.
Repórter William Bittar