Foto: Divulgação
Terrazza Panorâmico

A Universidade Federal do Paraná vai ser sede da 18ª Jornada de Agroecologia entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O evento é um dos maiores de fomento à práticas agroecológicas do Brasil e tem como objetivo debater práticas de agricultura que tem como princípios humanização, sustentabilidade e caráter popular.

Esse é o segundo ano consecutivo que a jornada é realizada em Curitiba. Cerca de 70 entidades participam da organização do evento, entre elas setores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Terra de Direitos e Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria).

A programação inclui feira de orgânicos, oficinas, shows e atividades culturais. Todos os shows serão gratuitos e realizados em um palco na frente do Prédio Histórico da UFPR. Além das atividades que vão acontecer na sede da universidade, a jornada também vai contar com ações nas praças Santos Andrade e Boca Maldita.

Confira a programação do evento:

1. Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Além de receber a abertura da Jornada, no dia 29, o Complexo da Reitoria da UFPR também receberá outras conferências e seminários ao longo da programação.


O Pátio da Reitoria será ocupado pelo “Túnel do Tempo”, que nesta edição tem como tema “História da luta pela terra e a construção da soberania popular no Brasil”. O Túnel é um museu popular da Jornada, organizado por estudantes e professores de escolas do campo. Ele apresenta a história luta pela terra por meio de diferentes linguagens e de forma interativa. Além do conteúdo educativo e histórico, o Túnel é uma oportunidade de encontro entre estudantes do campo e da cidade. Ele estará aberto para visitas nos seguintes dias e horários:
Dia 29/08, das 11h às 20h
Dias 30 e 31/08, das 8h às 20h

2. Praça Santos Andrade – Com a Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra e grandes shows culturais. A feira ocorrerá nos seguintes dias e horários:
Dia 29/08, das 10h às 20h
Dias 30 e 31/08, das 8h às 20h
Dia 1º/09, das 8h às 16h

3. Boca Maldita – Com o espaço “Conhecimento em Movimento: na rua pela educação pública”, que irá expor projetos de pesquisa extensão de universidades públicas, com palestras, oficinas e lançamento de livros. A programação para este local será:
Dias 30 e 31/08, das 8h às 20h.