Foto: FC Cascavel.

A quinta rodada do Campeonato Paranaense teve dois jogos no estádio Olímpico Regional, em Cascavel. Sábado (2), o FC Cascavel derrotou o Foz do Iguaçu, por 2 a 0, e conquistou antecipadamente uma vaga para a semifinal do primeiro turno da competição. Domingo (3), o Cascavel CR perdeu para o Maringá, por 2 a 1, o que causou a demissão do técnico Lorival Santos.

O FCC (Futebol Clube Cascavel), fundado em 2008, com as cores amarela e preta e há cinco anos consecutivos na primeira divisão, é o melhor time do estadual até o momento: cinco partidas, três vitórias e dois empates. O treinador Paulo Foiani, que foi volante do Coritiba nos anos 1990, se orgulha da estrutura do clube: “Uma associação de empresários da região construiu um centro de treinamento e investiu também no marketing. É um trabalho que poderá fazer a equipe, dentro de alguns anos, disputar uma Série C, uma Série B no Campeonato Brasileiro”. A meta imediata do FC Cascavel é obter uma vaga para a Série D de 2020. Para isto, precisa estar entre os dois melhores classificado entre sete equipes. As outras são Cascavel CR, Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Rio Branco e Toledo.

O outro time da cidade, o CCR (Cascavel Clube Recreativo), é de 2001, mas passou as últimas sete temporadas fora da primeira divisão. Na fase de preparação para esta temporada, dois técnicos (Marcelo Caranhato e Alan Aal) deixaram o endividado clube, que ameaçou não disputar o Campeonato Paranaense. À três dias da estreia, foi contratado Lorival Santos, que obteve um feito: a surpreendente vitória sobre o Athletico, por 1 a 0, na Arena da Baixada. Apesar da campanha razoável em um cenário sem estrutura, Lorival perdeu o emprego, após duas vitórias e três derrotas. Agora, o CCR busca o quarto técnico para 2019.

CAMPEONATO PARANAENSE 2019 — 1º turno (Taça Barcímio Sicupira Junior)

Pontuação

Grupo A

Londrina e Operário, 8

Toledo, 7

Maringá, 6

Athletico, 5

Foz do Iguaçu, 1

Grupo B

FC Cascavel, 11

Coritiba, 9

Cianorte, 7

Cascavel CR e Paraná, 6

Rio Branco, 2

O FC Cascavel é o único já classificado para a semifinal do 1º turno. Outras nove equipes disputam as três vagas restantes. Rio Branco e Foz do Iguaçu não têm  mais chances.

Última rodada da fase de classificação do 1º turno

Domingo, 10/2 – 17h

Operário x Coritiba

Athletico x Cianorte

Londrina x Paraná

Maringá x FC Cascavel

Cascavel CR x Toledo

Rio Branco x Foz do Iguaçu

(Ayrton Baptista Junior)