Vacinação contra a Covid-19 inicia oficialmente em Curitiba

Vacinação contra a Covid-19 inicia oficialmente em Curitiba
Foto: William Bittar - CBN Curitiba

A enfermeira Silvana Maria Bora, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista, foi a primeira imunizada contra a Covid-19, por volta das 10h15, desta quarta-feira (20), em um ato simbólico que marcou o início da vacinação em Curitiba. A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que também é enfermeira, foi quem aplicou a dose.

Silvana é servidora da rede municipal de saúde há 20 anos e trabalha na linha de frente da urgência e emergência desde os primeiros casos de Covid-19 ocorridos na capital. Ela falou sobre a emoção do momento e pediu para que a população não se descuide, mesmo com a vacina.

O médico Igor Onaka, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Curitiba e Araucária, ficou emocionado ao ser convidado para representar a categoria na vacinação.

Ele trabalha há 10 anos no SAMU e diz que nunca viveu nada parecido.

Segundo a prefeitura, 250 pessoas, que vão trabalhar como aplicadores da vacina na capital, foram escolhidas para serem as primeiras vacinadas. Nos próximos dias, idosos que vivem em lares de longa permanência e cuidadores serão imunizados, como explica a secretária Márcia Huçulak.

Das 265 mil doses que o Paraná recebeu, Curitiba ficou com 46.320 doses. Destas, 23.160 serão aplicadas nos próximos dias. A outra metade permanece estocada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para ser aplicada no início de fevereiro, já que os imunizados necessitam de duas doses da vacina para que a imunização tenha eficácia.

Repórteres Francielly Azevedo e William Bittar