Categorias: CBN DESTAQUE JORNALISMO

Vacinas de Oxford podem ser distribuídas aos estados no final de semana

Após atraso de quase uma semana, a Índia enviou ao Brasil 2 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Oxford, em parceria com a AstraZeneca. A previsão é que o avião com os imunizantes chegue ao país ainda na tarde desta sexta-feira (22), segundo o Ministério da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial do imunizante no país.

A previsão, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que deve ser responsável por replicar o imunizante no Brasil, é de que as vacinas estejam prontas para distribuição neste sábado (23).

Em entrevista recente à CBN Curitiba, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que do total de doses adquiridas da Índia pelo Governo Federal, 5% devem ser destinadas ao estado do Paraná. Neste caso, 100 mil doses podem chegar ao estado nos próximos dias.

O Paraná iniciou a vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira (20). Cerca de 265 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan foram trazidos ao estado e distribuídos aos 399 municípios.

Nesse momento a aplicação da vacina está sendo feita nos profissionais da saúde, indígenas, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência severa, de acordo com os critérios estabelecidos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Contando com as vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca, a previsão da Secretaria Estadual de Saúde é que cerca de 4 milhões de paranaenses sejam vacinados até o mês de maio e, até o final de 2021, oito milhões de pessoas recebam o imunizante no estado.

Repórter William Bittar


Ratinho Jr não assina carta a Bolsonaro pedindo diálogo para produzir vacinas

Essa postagem foi modificada em 22 de janeiro de 2021 09:25

Compartilhar
Tags: distribuídas estados Final de semana vacinas Vacinas Oxford

Esse Aceite utiliza Cookies