Foto: Reprodução/EBC

As vendas de Natal em Curitiba registraram alta de 3% em relação ao mesmo período de 2017, de acordo com pesquisa do Datacenso feita com exclusividade para a Associação Comercial do Paraná.

A mesma sondagem apontou que, para 67% dos comerciantes, o fechamento de vendas de todo o ano de 2018 foi igual ou superior a 2017. Sobre a expectativa para 2019, 81% dos comerciantes curitibanos acreditam que as vendas tendem a melhorar ainda mais, por conta das boas perspectivas de recuperação da economia.

A sondagem também apontou que, dos comerciantes que contrataram mão de obra temporária para o Natal, 70% pretendem efetivar pelo menos parte dos funcionários contratados. Ainda de acordo com a pesquisa, 90% dos comerciantes entrevistados estão otimistas e esperançosos com o novo governo federal. Apenas 10% se declararam preocupados ou cautelosos.

De acordo com o Datacenso, o consumidor também mostra confiança em 2019: 61% dos entrevistados declararam-se otimistas e esperançosos, expectativa que dobrou em comparação ao mesmo período do ano anterior, em que apenas 34% dos consumidores estavam animados com ano de 2018. Apenas 11% se declararam pessimistas e 28% se declararam preocupados.