Foto: Jaelson Lucas/SMCS (ARQUIVO)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) uma proposta para que as vagas reservadas ao Estacionamento Regulamentado tenham suas dimensões de comprimento e largura claramente demarcadas no chão.

A iniciativa é do vereador Cacá Pereira (DC). Segundo ele, o objetivo é otimizar a utilização destes espaços nas vias públicas. Conforme o texto, as demarcações devem seguir a classificação do Conselho Nacional de Trânsito.

Com isto, segundo o parlamentar, o município passaria a ter o controle exato do número de veículos que utilizam diariamente as vagas.

A fim de otimizar o custo de implantação da ideia, seriam realizadas pinturas nas vagas para indicar o início e o fim do espaço destinado a cada veículo.

De acordo com Cacá Pereira, o projeto foi elaborado devido ao mal aproveitamento do espaço nas ruas, tendo como consequência reclamações sobre a falta de vagas disponíveis ao usuário.

A fiscalização e penalização dos motoristas infratores deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito, por lmeio da regulamentação pela prefeitura, caso o projeto seja aprovado e vire lei.

A matéria começou a tramitar oficialmente na CMC com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária no dia 30 de abril. Já recebeu instrução técnica da Procuradoria Jurídica e em seguida será analisada pelas comissões temáticas.

Depois de passar pelas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.

Repórter Fábio Buchmann