Foto: Chico Camargo/CMC

A sugestão enviada ao poder executivo é de autoria do vereador Goura, do PDT, e foi acatada em votação realizada nesta terça-feira (12) na Casa.

Goura quer a implantação de um projeto-piloto em que galinhas são usadas na redução dos resíduos orgânicos. Segundo ele, estima-se que apenas um animal seja capaz de consumir até 200 kg de restos de alimentos por ano.

Em discurso realizado em Plenário, Goura citou números envolvendo o volume de lixo orgânico produzido em Curitiba.

O vereador defendeu que a iniciativa já ocorre em cidades de diferentes países, como Estados Unidos, Bélgica e França. Na cidade de Colmar, na França, existe uma estimativa de que as galinhas reduziram o lixo alimentar em 80 toneladas.

Goura disse que as galinhas também viabilizam a redução de custos aos cofres públicos de várias formas.

O debate teve a participação de outros parlamentares. Geovane Fernandes, do PTB, questionou a ausência dos galos na sugestão enviada à prefeitura.

Ele aproveitou ainda para levantar um possível problema de perturbação do sossego.

Já Fabiane Rosa, do PSDC, eleita como defensora dos animais, foi contra a sugestão. Segundo ela, o Brasil ainda está engatinhando no quesito “direitos dos animais”.

Goura disse que trata-se apenas de uma sugestão à prefeitura, e que todos os aspectos referentes à ela estão sujeitos à debates e alterações.

Repórter Fabio Buchmann