Foto: Rodrigo Fonseca / CMC

Na próxima semana os vereadores de Curitiba retomam as discussões no Plenário da Casa. Segundo o líder do prefeito na Câmara, vereador Pier Petruziello, do PTB, no segundo semestre o principal objetivo da base vai ser tratar da proposta de revisão da Lei de Zoneamento.

O projeto foi entregue ao Legislativo Municipal pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em agosto de 2018. Entre as principais mudanças propostas pela nova lei está o adensamento das chamadas áreas mistas, que integram moradia e geração de emprego.

A intenção é que pequenos negócios e serviços, migrem da zona central para os bairros. O texto ainda flexibiliza as regras para usos não habitacionais na cidade, ampliando os limites de área permitidos para construção.

Lembrando que uma versão anterior, apresentada em 2016 pela gestão Gustavo Fruet (PDT), foi retirada e passou por uma reformulação no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Audiências públicas em torno do tema vêm ocorrendo desde o ano passado. O recesso na Câmara Municipal termina nesta quarta-feira, mas as sessões plenárias só voltarão a ser realizadas a partir de segunda-feira 5 de agosto. Pier Petruzzielo acredita em um segundo semestre movimentado, mas sem grandes polêmicas na Câmara

Repórter Fábio Buchmann