Foto: Chico Camargo/CMC
Terrazza Panorâmico

O vereador Thiago Ferro, do PSDB, usou o seu tempo na tribuna durante a sessão plenária desta segunda-feira na Câmara Municipal de Curitiba para falar sobre a exposição Colagem Expandida, que integra a programação da Bienal de Curitiba. A mostra de arte foi aberta no dia 30 de setembro e vai até 25 de fevereiro do ano que vem. O vereador afirmou que a exposição traz imagens de nudez explícita. Ele mostrou algumas das colagens que integram a mostra durante a sessão, mas com tarjas pretas.

O Clube de Colagem de Curitiba, que assina a exposição, publicou um texto no Facebook informando que a mostra Colagem Expandida traz o trabalho de 15 artistas convidados, que utilizam “as possibilidades da colagem como elemento aglutinador de linguagens e como uma ferramenta extrapoladora de conceitos”.

O vereador Thiago Ferro comparou a mostra Colagem Expandida com recentes casos polêmicos envolvendo exposições artísticas, como o Queermuseu, em Porto Alegre, e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

O parlamentar reclamou que não havia qualquer sinalização de que a exposição era desaconselhável para menores desacompanhados.

Thiago Ferro ainda salientou que o objetivo é evitar qualquer tipo de prejuízo para as crianças.

O vereador Osias Morais (PRB) também falou na sessão sobre a exposição da Bienal de Curitiba.

A Prefeitura de Curitiba, por meio de assessoria de imprensa, informou que o evento no MuMa é de responsabilidade da curadoria da Bienal de Curitiba, que solicitou espaços públicos e privados para acomodar as exposições. Segundo a administração municipal, na entrada da exposição há uma placa com indicação de faixa etária, desaconselhando a visita para menores de 18 anos. Nenhum aluno de Centro Municipal de Educação Infantil ou de escola municipal visitou tal exposição, de acordo com a prefeitura.

A reportagem da CBN procurou a assessoria de imprensa da Bienal de Curitiba para se posicionar sobre o caso e foi informada de que os responsáveis pela mostra devem se pronunciar apenas nesta terça-feira.

Repórter Joyce Carvalho

Deixe uma mensagem