Vereadores tomam posse na Câmara Municipal de Curitiba

Vereadores tomam posse na Câmara Municipal de Curitiba

Os 38 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2020 tomaram posse e instalaram a 18ª legislatura na tarde deste 1º de janeiro, como determina o regimento interno da Câmara Municipal de Curitiba.

A cerimônia foi virtual e transmitida pelos canais da Câmara na internet e redes sociais.

A sessão de instalação da legislatura foi presidida pela vereadora mais votada em 15 de novembro, Indiara Barbosa (Novo), também uma normativa do regimento. Indiara foi eleita para seu primeiro mandato com 12.147 votos. Ela é de Umuarama, no interior do Estado, tem 37 anos e é auditora fiscal.

Pouco depois das 15h foi instalada a legislatura. O vereador Tito Zeglin foi o secretário da sessão especial e realizou o juramento constitucional para o mandato de vereador. Como a sessão foi virtual, após a leitura, um a um assumiu o compromisso com a população declarando as palavras: “Assim, eu prometo! ”

Indiara convidou outra estreante na Câmara para participar da sessão de instalação, Carol Dartora (PT), a primeira mulher negra eleita para o legislativo da capital paranaense.

Ela representou os 38 vereadores eleitos, assinando o termo de posse e fez a leitura para os demais vereadores, antes um manifesto, em comemoração pela presença negra na Câmara.

posse vereadores 2021, CBN Curitiba

Dos empossados nesta sexta-feira, 20 foram reeleitos e 18 assumem pela primeira vez uma cadeira no legislativo municipal.

posse vereadores 2021, CBN Curitiba

Neste sábado (2), os vereadores se reúnem novamente, desta vez de forma presencial, para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021 – 2022. Serão eleitos o primeiro e o segundo vice-presidentes; o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto-secretários; o corregedor e o vice.

Repórter Vanessa Fernandes