Vestibular da UFPR tem quase 31 mil inscritos

Vestibular da UFPR tem quase 31 mil inscritos
Divulgação: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

30.734 candidatos tiveram suas inscrições homologadas e vão concorrer às 5.383 vagas do Vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O prazo de inscrições terminou no último dia 18 de dezembro.

A lista de inscrições homologadas está disponível desde o dia 11 de janeiro, no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.

Segundo o NC, dos cerca de 30,7 mil inscritos, 20.910 optaram pela ampla concorrência. Outros 8.266 se candidataram às vagas reservadas para alunos de escolas públicas (inclui cotas sociais e raciais). O restante, 1.558, se inscreveram como treineiros.

Vagas

O vestibular oferta 5.383 vagas de graduação em 127 opções de curso (bacharelados, licenciaturas e tecnologia), distribuídas em seis cidades (Curitiba, Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo). A distribuição das vagas pode ser consultada no Guia do Candidato.

No vestibular anterior, foram 38.453 inscrições para 5.628 vagas e as provas foram realizadas em setembro e outubro de 2019.

Cronograma

Neste ano, as provas, presenciais e com regras sanitárias a serem cumpridas pelos candidatos, estão marcadas para 28 de fevereiro de 2021 (primeira fase); e 18 e 19 de abril (segunda).

Vestibular PUCPR

Se as inscrições para o vestibular da federal já se encerraram, ainda dá para se inscrever, até 26 de fevereiro, para prestar a prova agendada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), para ingresso no primeiro semestre de 2021. Há vagas para todos os cursos nos quatro campus da instituição – Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo –, exceto Medicina e os programas American Academy. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por este link.

Nesta edição, os candidatos podem optar pela prova na modalidade presencial ou submeter-se ao exame online. Em ambas as modalidades o teste será composto por 20 questões e redação. O candidato terá duas horas para realizar a prova, incluindo o tempo para preenchimento dos campos destinados às respostas. O resultado será divulgado até cinco dias após a realização do processo seletivo e a matrícula deve ser efetivada até dois dias após o resultado individual final.

Na modalidade presencial, o candidato deverá selecionar o curso e o campus em que deseja estudar. Depois, é preciso selecionar data e horário para a realização do teste. Orientações sobre a realização do exame serão encaminhadas para o e-mail cadastrado.  

Em razão da pandemia do novo coronavírus, todos os cuidados sanitários serão tomados pela instituição.  

Repórter Lucian Pichetti


Matrículas de novos alunos serão abertas em 3 de fevereiro