Victor Ferreira do Amaral coleciona grandes feitos em Curitiba

Victor Ferreira do Amaral coleciona grandes feitos em Curitiba
Foto: IBGE

Victor Ferreira do Amaral é nome de avenida e de maternidade, em Curitiba. Mas, você sabe quem ele foi? Nome importante na fundação da Universidade Federal do Paraná, foi médico, educador e político paranaense. Filho de um tropeiro e fazendeiro de erva-mate, Victor Ferreira do Amaral e Silva nasceu em 1862, na cidade da Lapa. Desde, foi incentivado pela família a estudar. Aos 10 anos passou a morar em Curitiba.

Após concluir a Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, em 1884, voltou a capital paranaense, onde se especializou em ginecologia e obstetrícia. Exerceu o cargo de professor de francês no Liceu Paranaense; trabalhou como médico auxiliar do exército; médico legista da polícia; e médico da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. 

A partir de 1894, Victor Ferreira do Amaral passou a integrar a vida política local. Foi deputado estadual, federal, além de vice-governador durante o governo de Francisco Xavier da Silva.

Longe da política e da medicina, Victor Ferreira do Amaral realizou um dos grandes sonhos de sua vida ao ser um dos criadores, juntamente com Nilo Cairo, da Universidade do Paraná, atual UFPR, em 1912. Além da avenida com 4 km de extensão e da maternidade com seu nome, o médico é homenageado com um busto, que fica na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Federal.  

Ouça mais um episódio do especial “Grandes Nomes do Paraná”: