Vigilância Sanitária notifica mais de 100 restaurantes

Vigilância Sanitária notifica mais de 100 restaurantes
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Mais dois restaurantes que estavam funcionando no sistema de buffet foram interditados pela Vigilância Sanitária nesta sexta-feira (12).

A modalidade foi proibida temporariamente na cidade devido à pandemia do novo coronavírus.

Desde que as novas regras entraram em vigor, em abril, cerca de 110 restaurantes da cidade já foram alvos de autuações que resultaram em interdições e infrações pela Vigilância Sanitária. 

De acordo com a diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde Rosana Zappe foi realizado um trabalho de orientação nos estabelecimentos, e os locais tiveram tempo de se adaptar. Segundo ela, agora as fiscalizações serão mais efetivas.

Os restaurantes ficam perto da Praça Rui Barbosa, foram denunciados pela população e a fiscalização constatou a irregularidade. A interdição vale até que os proprietários façam as adequações necessárias para evitar a contaminação.

O serviço de buffet self-service está suspenso desde 17 de abril na capital paranaense e a orientação é para que os restaurantes sirvam pratos feitos, em que o cliente aponta a um atendente pela vitrine o que deseja e recebe o prato pronto.

A proibição de self-service é temporária e foi adotada porque os consumidores podem expelir gotículas em louças, talheres e alimentos apresentados nos buffet, facilitando a contaminação, e também para evitar aglomeração de pessoas.

Assim como os outros estabelecimentos, uma série de regras como uso de máscaras e distanciamento entre as mesas também são exigências.

Vanessa Fernandes com informações da Prefeitura de Curitiba