Na única surpresa da primeira rodada do Campeonato Paranaense, o modesto Cascavel Clube Recreativo derrotou o favorito Athletico por 1 a 0, sábado (19) na Arena da Baixada. O resultado passou pelo WhatsApp, utilizado pelo técnico Lorival Santos para transmitir instruções nos dois dias que antecederam a partida. Não foi um capricho do treinador, mas uma necessidade: Lorival foi apresentado apenas na quarta-feira (16), com pouco tempo para conversar com os jogadores.

Com dificuldades financeiras, o Cascavel CR ameaçou desistir da competição e viveu uma preparação tumultuada, com a saída de dois treinadores: Marcelo Caranhato e Alan Aal. Vice-campeão da segunda divisão em 2018 (o campeão foi o Operário), a equipe do Oeste do estado tem 17 anos e disputa a primeira divisão estadual pela sexta vez.

Lorival volta à competição após onze anos: em 2008, ele comandou o Roma Apucarana. Nas últimas temporadas, este paulistano de 59 anos comandou equipes nordestinas, como o CSE alagoano e o Santa Cruz potiguar.

Ayrton Baptista Junior