Foto: Divulgação/Volkswagen
Terrazza Panorâmico

Segundo a Federação das Indústrias do Paraná, a cadeia automotiva responde por 15,2% da receita líquida de vendas da indústria estadual.

A fábrica da Volkswagen no Paraná foi instalada em 1999, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ao longo de duas décadas, a unidade produziu mais de 2,6 milhões de veículos para os mercados interno e externo.

A fábrica tem área total de 1 milhão e 300 mil m² e se destaca por utilizar tecnologia avançada em todo o processo de produção.

Ela é considerada uma das mais modernas do grupo no mundo e é referência em eficiência, como explica o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Marcos Ruza.

A Volkswagen é considerada uma das maiores indústrias empregadoras do Estado. Atualmente, ela tem 2.600 trabalhadores diretos.

A fábrica, que já produz os modelos Fox, Golf, e Audi A3 Sedan, agora passa a montar o T-Cross, primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil. O carro fabricado em território paranaense será comercializado em 50 países da América Latina e África. Tudo dentro do modelo de sustentabilidade.