Prefeitura Municipal de Curitiba
Terrazza Panorâmico

Em 1979, o Brasil vivia um momento decisivo para modernização dos transportes comerciais do país. Foi quando a fábrica da Volvo foi instalada no bairro Cidade Industrial, em Curitiba.

Com conceito de veículos maiores e mais seguros, o grupo iniciou a produção de ônibus no projeto de transporte coletivo da capital paranaense que se tornaria modelo para o país e o mundo, segundo o vice-presidente de assuntos corporativos do Grupo Volvo, Carlos Ogliari.

Logo depois viria também a fabricação de caminhões. A marca, de origem sueca, trouxe para o Paraná tecnologias de vanguarda em produtos e serviços.

Uma das inovações recentes foi a entrega dos primeiros caminhões autônomos comercialmente viáveis do mundo, destinados à colheita de cana de açúcar. Sete unidades estão em operação em Maringá desde o ano passado.

Além disso, a fábrica de Curitiba é responsável pelo gerenciamento de atividades da Volvo na América Latina.

Há mais de uma década, a Volvo é considerada uma das “melhores empresas para se trabalhar no Brasil”, segundo pesquisa da revista Exame. Atualmente, ela emprega quase quatro mil pessoas em Curitiba.